Iluminação Ideal para ambientes de trabalho

 
24
abr
Iluminação Ideal para ambientes de trabalho

A qualidade da iluminação em sua área de trabalho podem ajudar a aumentar sua produtividade.

A má iluminação pode reduzir sua energia, causar fadiga ocular, dores de cabeça e prejudicar sua capacidade de trabalhar de forma eficaz.

Se você não tem luz natural suficiente, então o cuidado com a iluminação artificial deve ser maior.

Para iluminar o ambiente de trabalho deve–se se priorizar uma iluminação difusa que atenda bem ao ambiente como um todo e além disso, deve-se ter fonte de iluminação direta sobre a sua área de trabalho.

O correto é iluminar todo o espaço sem criar brilho indevido e contraste, evitando sombras.

Para trabalhos com computador e outras tarefas intensivas de foco, escolha uma fonte de luz bem definida dedicada ao que você está fazendo. Uma lâmpada de mesa ajustável ou articulada pode colocar a luz exatamente onde você precisa. Se o seu escritório tiver várias estações de trabalho, deve ter iluminação direta focal para cada estação.

Sempre considere de onde sua luz está vindo. Uma fonte de luz colocada atrás de você enquanto você trabalha em seu computador certamente criará um brilho irritante em seu monitor. Da mesma forma, devemos evitar sombras. Por exemplo, se você escrever com a mão direita, a mão e o braço podem projetar sombras se a luz também estiver posicionada à direita.

Considere a localização das janelas ao configurar seus espaços de trabalho. A luz solar pode produzir iluminação quente que melhora o ambiente de trabalho mas também pode gerar um brilho intenso durante certas horas do dia.

O ideal seria posicionar sua estação de trabalho voltada para o norte ou para o sul, de modo que a luz do sol não lance sombra em nenhum ponto do dia.

Por fim, após ter pensado na iluminação principal “difusa” , e funcional “focal” , invista na iluminação decorativa, que destaque algum quadro ou objeto, por exemplo.


back